Amores verdadeiros nem sempre são diplomáticos.
Hello hello! Aqui é a Érica, do Clube de Leitura da Ju. Espero que vocês estejam bem! Que tal falarmos sobre a leitura de junho do Clube? Sim, o tempo voou, vocês mal leram a última resenha e já tenho mais uma para vocês 🤭
Título: Vermelho, Branco e Sangue Azul
Autora: Alexis Daria
Editora: Seguinte
Skoob: Adicione
Compre: Amazon | Submarino | AmericanasSinopse: O que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra?
Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?
💬 Corta para a opinião dos guys do clube, porque nem sei o que dizer para introduzir nossa opinião 👀
O que o clube achou
💬 Os temas abordados são problemáticas sociais, a autora discorreu de uma forma leve e sensível. Os personagens são engraçados e acho que o livro atinge muito bem o público alvo, com todas as referências pop.
💬 Gostei do amadurecimento dos personagens, os capítulos foram muitos longos e nao me conectei muito com os personagens principais
💬 Esse livro foi uma montanha russa de emoções e sensações!
💬 Livro muito rico de conteúdo, nos deu uma noção de política americana, sobre o reinado da Inglaterra, além do romance entre 2 homens! Muito interessante a descoberta da sexualidade do personagem Alex.
💬 Gostei do tema abordado, entendo como um tema necessário de ser abordado, porém achei os personagens um pouco infantis.
💬 Amei o livro apesar da quantidade de xingamentos.
💬 As referências foram excessivas, porém amei acompanhar essa paixão adolescente.
💬 O que mais gostei no livro foi a questão da representatividade e do cenário que os personagens estavam inseridos.
💬 Amei a leitura apesar de ter sido bastante longo os capítulos e ter pontos que me incomodaram mas foi meu primeiro livro nessa temática e gostei do desenrolar da história.
💬 Apesar de não ler muitos livros dessa temática eu gostei bastante da escrita da autora. Temas importantes são abordados de maneira sensível e leve, dando para notar o crescimento dos personagens ao longo do livro. Obs: acredito que o hype sobre o livro seja mais sobre as questões que ele retrata e o modo como quem passa por esse tipo situação acabe se identificando mais com os personagens.
💬 A leitura foi extremamente maçante, com capítulos muito longos, personagens infantis, excesso de palavrão e um final simples demais.
O que eu achei
💬 Vocês já viram aquele trecho de um entrevista da Adele falando sobre quem faz música para a geração dela? Então, cheguei à conclusão de que esse tipo de livro não é para a minha geração. São MUITAS referências da cultura POP e isso me incomoda (mas pode te agradar e tá tudo bem!). Sendo assim, eu, Érica, classifico Vermelho, Branco e Sangue Azul como um livro para adolescentes, e talvez seja essa a classificação dele mesmo.
💬 Porém, será que a linguagem é adequada? Questionei isso durante um bate papo no Clube… O ponto aqui é a quantidade de palavrões e xingamentos, posso estar enganada, mas acho que os adolescentes que conheço não seguem esse estereótipo e, por isso, se a intenção dos livros é influenciar o diálogo e pensamento crítico, estamos no caminho certo com Vermelho, Branco e Sangue Azul?
💬 Em termos de escrita, eu respondo a minha pergunta anterior com um não. Mas a temática, ah, essa sim é relevante! A representatividade LGBTQIA+ é o ponto alto do livro. Na minha opinião é um tema necessário, precisamos de mais livros, mais filmes, tudo!
💬 Vocês precisam me perdoar, mas à medida que escrevo, percebo a gangorra de sentimentos que foi ler esse livro… Ponto negativo para a linguagem, ponto positivo para a visibilidade à diversidade e para a construção dos personagens? Alex e Henry têm o poder de serem comunicadores, de propagar uma mensagem sobre aceitação, vencer preconceitos e, claro, amor. Mas são tão imaturos. Eu, sinceramente, não vi muita evolução durante o enredo, acho que o papel, especialmente do Alex, não condiz com a postura dele. Ele é super politizado, inteligente, mas aí coloca o discurso dele em xeque quando usa vários palavrões. Tipo, sério mesmo? Muitas vezes era desnecessário.
💬 Sim, esse post virou uma sessão de desabafo, não me cancelem. Mas eu AMEI a temática do livro, vejo muito potencial. Talvez minhas expectativas estivessem muito altas (causadas provavelmente pelo HYPE do livro). Enfim, o livro não funcionou pra mim…
Estrelinhas
Os debates no clube foram BEEEEM polêmicos… Não à toa a avaliação ficou assim:
🌟 Estrelinhas: 3,83
Não é uma nota ruim, acho um bom livro. E você, o que acha dessa leitura? Comenta aqui!
Beijinhos,
Érica