07 Out, 2022

Livros que falam sobre livros

Hello, Guys! Tudo bem com vocês?

Se existe um tipo de livro que todo leitor ama, é livro que fala sobre livro, não é mesmo? 😅😅
Hoje eu fiz uma seleção bem especial de histórias que abordam o fantástico mundo da literatura. Bora conferir?

No post de hoje teremos dicas para todas as idades! Que tal começar pelos mais jovens?

Título: Matilda
Autor: Roald Dahl
Editora: Galera Record
Skoob: Adicione
Compre: Amazon | Submarino

Sinopse: 
Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão. Eles acham estranho demais uma criança gostar tanto de ler, e, por isso, Matilda sonha que na escola as coisas sejam diferentes, mas o que encontra é ainda mais problemas e uma diretora que odeia crianças. Até que descobre um novo superpoder ― além da leitura.

Estrelinhas: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Minha opinião: Matilda já se tornou um clássico para geração dos anos 90, não é mesmo? Fiz a leitura nessa nova edição da Galera Junior e fiquei apaixonada. As ilustrações são lindas e a história uma fofura. Me fez viajar e me divertir. A leitura é bem rápida, finalizei em uma tarde. Super indico para todas as idades. Se você quiser saber mais detalhes, tem uma resenha exclusiva sobre esse livro aqui no blog. Confira: https://desaniversarios.com.br/vamos-conversar-sobre-matilda-tem-polemica/

 

A próxima indicação não é nem um pouco infantil. Na verdade, é um romance histórico pesado e intenso! Recomendo a leitura para maiores de 16 anos.

Título: Os Quatro Ventos
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Sinopse:
Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.

Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.

Estrelinhas: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Minha opinião: Os livros não são o foco dessa narrativa, mas aparecem em segundo plano e trazem conforto aos personagens em momentos muito difíceis. A história de Kristin Hannah foi a mais vendida nos Estados Unidos em 2021, e não é a toa, viu? Os Quatro Ventos foi uma das histórias mais intensas e tristes que já li. Se você é sensível, prepare o lencinho! O pior de tudo é saber que essa situação realmente aconteceu. Os personagens são ficção, mas a grande seca, as tempestades de areia, tudo isso aconteceu de verdade na época. Por isso se chama “romance histórico”. Indico muito a leitura! Emocionante e impossível de largar!

Já que estamos falando de livros intensos, trouxe mais uma indicação de romance histórico:

Título: A última livraria de Londres
Autor: Madeline Martin
Editora: Arqueiro
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Sinopse:
Em agosto de 1939, a jovem Grace Bennett abandona sua vida no interior da Inglaterra e chega a Londres com o sonho de esquecer seu passado conturbado e ter um novo começo.

Só que o clima sombrio que encontra não tem nada do charme cosmopolita que tanto havia idealizado. Nos meses que se seguem, as forças de Hitler começam a varrer a Europa e o ataque alemão à cidade se torna cada vez mais iminente.

Nesse cenário, a população londrina fica assolada pelo medo. As crianças são evacuadas e tem início o racionamento de comida. O único emprego que Grace consegue é na Primrose Hill, uma livraria excêntrica situada no coração da cidade.

A princípio, sobrecarregada com a organização da loja, ela não tem tempo para ler os livros que vende. Afinal, nunca foi uma grande leitora. Mas quando ganha um exemplar de presente de uma pessoa especial, o que começa como uma obrigação se torna uma paixão que a atrai para o incrível mundo da literatura.

Em meio aos blecautes e bombardeios da Blitz, Grace continua administrando a loja, e vê que o poder das palavras e de contar histórias une sua comunidade de maneiras que ela nunca imaginou – uma força que triunfa até mesmo nas noites mais tenebrosas da guerra.

Estrelinhas: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Minha opinião: Quem me acompanha a mais tempo sabe que eu raramente choro com livros, mas esse me deixou com o coração bem apertadinho! Seguindo a mesma linha de Os Quatro Ventos, A Última Livraria de Londres é um romance histórico e retrata um dos piores momentos da nossa história: a Segunda Guerra Mundial. Grace é uma personagem forte, dedicada e que faz toda a comunidade se aproximar através dos livros. É emocionante demais! Eu amei!

Quero finalizar a listinha de hoje com um romance leve e contemporâneo!

Título: Vivendo nas Entrelinhas
Autor: Juliana Cirqueira
Editora: Planeta
Skoob: Adicione
Compre: Amazon

Sinopse:
Tudo vai bem na vida de Heloísa. O casamento, a mudança para outra cidade, o emprego novo, os amigos.

Mas, se está tudo bem, por que ela sente que nada se encaixou como deveria? Ou talvez seja ela quem deva se encaixar. Sendo um ou outro, há um crescente sentimento de que algo se perdeu no caminho.

Casada há algum tempo com Guto, Heloísa é uma professora de História que gostaria muito de ter mais tempo para fazer coisas de que gosta. Dividida entre as preocupações do trabalho e as demandas de seu relacionamento, tudo o que ela mais quer é conseguir devorar livro atrás de livro, como fazia na adolescência. É então que descobre um clube do livro por um anúncio esquecido entre as páginas de um livro da biblioteca da escola. Indecisa, mas curiosa, permite-se uma jornada de autodescobertas a partir da literatura.

Ela sabe que não é normal o incômodo que sente por atitudes de Guto e por ter seus planos e sonhos relegados a um segundo plano.

Agora, com a ajuda de novas e velhas conexões, Heloísa tem a chance de compreender o que falta para si, ainda que isso possa causar uma ruptura muito maior do que ela esperava.

Estrelinhas: ⭐⭐⭐⭐⭐❤️

Minha opinião: Essa é uma história bem curtinha, mas não ache que ela será superficial! Apesar de termos poucas páginas contando a história de Heloísa, tudo o que acontece é muito intenso e real. E os livros tem papel importantíssimo para a personagem principal! Não posso falar muito, pois não quero estragar a experiência de leitura, então só direi: LEIAM! hehe

Gostou das dicas do post? Quer mais?

Então clica no vídeo abaixo e confira!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje!
Um super beijo!

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário