18 Mai, 2022

Pachinko – A saga de uma família coreana no Japão

Você PRECISA ler Pachinko, e eu vou te contar o porquê! 

Hello! Aqui é a Érica, do Clube de Leitura da Ju. Tudo bem com vocês? Em abril nós fizemos a leitura de Pachinko, um livro selecionado pela curadoria do @juliocesarplc99 membro do clube.

💬Todo mundo aqui ama um clichê, ou estou enganada? Pachinko é exatamente o oposto disso, mas com uma narrativa tão instigante que torna a leitura fácil.

Título: Pachinko
Autora: Min Jin Lee
Editora: Intrínseca
Skoob: Adicione
Compre: Amazon 

Sinopse: No início dos anos 1900, a adolescente Sunja, filha adorada de um pescador aleijado, apaixona- se perdidamente por um rico forasteiro na costa perto de sua casa, na Coreia. Esse homem promete o mundo a ela, mas, quando descobre que está grávida ― e que seu amado é casado ―, Sunja se recusa a ser comprada. Em vez disso, aceita o pedido de casamento de um homem gentil e doente, um pastor que está de passagem pelo vilarejo, rumo ao Japão. A decisão de abandonar o lar e rejeitar o poderoso pai de seu filho dá início a uma saga dramática que se desdobrará ao longo de gerações por quase cem anos.

💬Deixei a parte que fala sobre Pachinko da sinopse de fora propositalmente porque eu não a li antes de começar o livro e acho que descobrir qual é a relação do jogo com a trama faz parte da experiência. 

E por falar em experiência, dá uma olhada no que a galera do clube comentou sobre a leitura:

O que o clube achou

💬A autora tem uma escrita maravilhosa. O livro consegue apresentar história, romance e muitos personagens de uma maneira tão clara que só prende a nossa atenção.

💬Foi um livro perfeito do início ao fim, onde me fez conhecer uma nova cultura, e ao mesmo tempo refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos coreanos em períodos de guerra, e o preconceito em relação aos japoneses. Um livro difícil de ser lido, onde mostrou que no passado, presente e futuro em algumas culturas as mulheres sempre sofrem. Amei favoritado. 

💬Um livro de fácil leitura, história bem construída, personagens fortes.

💬Uma leitura fluida, mas com uma história  transformadora e que traz reflexões muito profundas! 

💬Amei conhecer um pouco da cultura e da história do Japão e da Coreia. Sofri junto com a Sunja e sua história.

💬Livro maravilhoso. Muito rico pois aborda temas sociológicos, históricos, culturais. Leitura fluida e bem estruturada. Amei

 O que eu achei

💬 Apesar de ser um livro denso e intenso, Pachinko é uma leitura simples, todos os personagens são bem construídos, e as histórias que se cruzam têm uma condução detalhista, e, em sua maioria, se fecham em algum ponto. Porém, Pachinko é uma estória de “vida real”, até porque a autora se baseou numa séria de entrevistas que realizou com coreanos residentes no Japão, e, assim, o enredo traz reflexões sobre sofrimentos reais, especialmente dos mais pobres e imigrantes. Dessa forma, nos envolvemos com todos os personagens (ou quase todos, depois me contem sobre Hansu), sentimos empatia por eles e, consequentemente, sofremos um pouco. Não há nada de gatilhos, longe disso, é um sofrimento que nos faz pensar em como esses personagens são resilientes. Aliás, resiliência deveria ser o segundo nome de Sunja, a matriarca da família que acompanhamos no livro, o desenvolvimento dessa personagem é profundo e até bonito, pois Sunja, sem dúvidas, se torna um exemplo de mulher forte mesmo diante das dificuldades.

Estrelinhas

Só de ver os comentários já dá pra ver que o Clube foi unânime e AMOU o livro, a maioria disse, inclusive, durante o nosso bate papo que é um livro FAVORITADO!

🌟 Estrelinhas: 4,87

Já fez essa leitura? Comenta aqui pra gente papear mais sobre o livro!

Beijinhos,

Érica

Tags: , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário