Se você nunca ouviu falar sobre os Funkos ou é iniciante no assunto, esse post é para você!
Aqui eu explico tudo sobre essa marca maravilhosa e que produz bonecos colecionáveis que são a coisa mais fofa do mundo!
A Funko é uma empresa Estadunidense, que surgiu em 1998. Ela produz bonecos colecionáveis de baixo custo (somente nos EUA, pois no Brasil eles são bem carinhos!). Os bonecos custam em média 11 dólares, mas chegam por aqui custando 90 reais ou mais. É um pouco caro, considerando que o produto não possui uma qualidade excelente. Muitos vêm com defeitos na pintura, e as vezes até com a cabeça solta e sem conseguir ficar em pé. Porém, a variedade é tão grande, que é impossível não se apaixonar!
Como vocês podem perceber na foto, os detalhes da Hermione não são perfeitos. Perceba que o cabelo não é bem pintado, mas são coisas tão pequenas que não anulam a beleza desses bonequinhos que tanto amo!
Você pode encontrar Funkos POP de tudo o que imaginar, desde personagens de filmes até personalidades, como Ed Sheeran. Mas antes de comprar o seu Funko, você precisa saber algumas informações que podem tornar o seu colecionável mais caro futuramente.
Algumas curiosidades sobre os elementos da caixa:
- Primeiramente, você precisa saber que Funkos são muito fáceis de serem falsificados. Para não passar por este problema, prefira comprar presencialmente. Desta maneira você pode conferir a numeração embaixo dos pés ou pescoço do seu POP. A numeração precisa ser igual à que está embaixo da caixa;
- O número na parte superior direita da caixa indica o número daquele POP na série específica. Este da Luna, por exemplo, é o colecionável número 47 da série do Harry Potter. Ou seja, existem outros quarenta e sete bonecos lançados (na verdade são muito mais)
- Alguns POPs possuem a base de acrílico embaixo, pois são muito pesados e não conseguem ficar em pé. Porém, alguns não vêm com a base (defeito da nossa amiga Funko).
Saiba classificar o seu Popinho:
Regular: um Funko regular é um Funko normal, que está a venda e possui outros milhares iguais a ele.
Chase: a Funko lança algumas “edições especiais” na sua linha de produção. Mas elas são surpresa, e você só saberá se o seu Funko é um chase quando a encomenda chegar. Isso vale se comprar diretamente do site da Funko. O divertido é que um chase não custa mais caro, porém vale muito mais. No Brasil, as lojas vendem chase por valores maiores, pois são mais raros. Este Costelinha é considerado chase por ser flocado. No site Pop Price Guide (falaremos dele mais tarde), este custa 20 dólares, enquanto a versão regular (de vinil) custa 6 dólares. Você pode encontrar chases flocados, transparentes com glitter, ou até com cores diferenciadas.
Super size: são bonecos maiores. Este Hagrid é maior que os outros POPs e, por consequência, custa mais caro. Você pode encontrar colecionáveis ainda maiores que ele, como é o caso do Dobby – que eu ainda não tenho, mas espero ter. hehe
Vaulted: eles recebem esse nome quando param de ser produzidos. Ou seja, quem comprou, comprou. A tendência é que o boneco fique cada vez mais valioso. A Katniss – The Girl on Fire, é vaulted.
Exclusivos: infelizmente não tenho nenhum exclusivo para ilustrar, mas são colecionáveis vendidos em lojas específicas dos EUA, como por exemplo Walmart e Target.
Conheça o Pop Price Guide
É neste site que você avalia o valor do seu POP! É aqui que se descobre se ele vale muito ou não, se ficou vaulted ou não. Além disso, você pode criar uma conta e deixar a sua coleção registrada e descobrir o quanto está valendo em dólares o seu reinado de POPinhos. hehe
Espero que tenham gostado das dicas e que elas te ajudem a conseguir fazer uma compra mais segura e consciente. 🙂
Um super beijo!